"O futuro é hoje, amanhã logo se vê"
"Pedras no caminho guardo-as todas, um dia construirei o meu castelo"
"O sorriso é a única curva que endireita as coisas"
"E pluribus unum"
"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros, apreciem cada momento e agradeçam, e não deixem nada por dizer, nada por fazer ..."
"A vida é curta demais para se acordar com arrependimentos. Ama as pessoas que te tratam bem. Esquece aquelas que não. A vida coloca cada um no seu lugar. Tudo vai e vem por uma razão. Se tens uma segunda oportunidade, agarra-a. Ninguém disse que a vida seria fácil. Só prometeu que iria valer a pena".


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Eu e os que me rodeiam ...



Peço desculpa a quem não gostar, pois está no direito de todos, pois este post vai ser de uma grande falta de humildade e de certa forma com uma grande dose de arrogância.
Neste post vou falar da relação que eu tenho com quem me rodeia, nesta luta.
Vou ser muito sincero, estar na minha situação, é muito, muito complicado, são dezenas de noites sem dormir, estado anímico muito inconstante, por vezes sinto revolta, medo e a ansiedade persegue-me. Estar na minha situação também não é fácil, porque fisicamente sinto-me bastante fragilizado, os tratamentos são díficeis e tem sido uma luta interminável. Olho para trás e vejo que já foram ultrapassados 22 ciclos (semanas) internado a fazer quimioterapia, 59 sessões de radioterapia, 3 cirurgias, 5 transfusões de sangue e centenas de análises. Com estes números é fácil perceber que não tem sido uma luta nada fácil. Mas quero com isto dizer, que nem tudo é negativo, esta luta trouxe-me bastantes aspectos positivos dos quais me orgulho e venho aqui hoje referir.
Todos nós temos referências. Normalmente as nossas referências são pessoas que são muito boas nas suas activididades (sejam músicos, actores, desportistas, etc). Desculpem a minha falta de humildade, mas talvez o que mais me orgulhe é isso mesmo. Eu não sei fazer nada, mas tenho consciência que hoje em dia, pela força, determinação que tenho e tudo que já passei, me tornei uma referência para muita boa gente. As pessoas dizem-mo. Nem todas são sinceras, e eu percebo logo isso, mas não tenho dúvidas que tenho vindo ganhar a admiração de muitas pessoas que me rodeiam. Desculpem não ser humilde, mas tenho consciência que a minha luta se tornou uma referência para muitos. Para mim é um enorme orgulho perceber isso.
Mas há muito mais aspectos positivos para além disso, que eu quero referir. É fantástico, perceber que há pessoas que fazem anos, guardam a ultima fatia do bolo e me vêm aqui a casa oferecer. É fantástico as pessoas fazerem as matanças e virem aqui a casa trazer chouriços e febras do porco para o Igor. É fantástico as pessoas colherem as laranjas e clementinas dos pomares e virem aqui a casa oferecer para o Igor. Falo disto, como podia falar de tantas outras coisas. É mesmo fantástico as pessoas estarem aqui a bater constantemente à porta para me oferecer coisas. Não digo isto, pela necessidade de comer uma fatia de bolo, um chouriço ou uma laranja, mas sim por perceber todo o carinho com que sou tratado por todos. É fantástico perceber que houve pessoas que fizeram questão de passar a passagem de ano de verde, na esperança que eu tivesse um ano melhor. É fantástico andar pela rua e haver pessoas a dirigirem-se a mim e perguntarem "Então, Igor estás melhor"? E eu a pensar, adorava saber quem és.
Mas vou mais além é fantástico perceber que quando estou nos meus dias estáveis, podia perfeitamente jantar fora todos os dias. Digo isto, porque praticamente todos os dias recebo convites para jantar, ou mesmo para lanchar, ou beber café, ou ir ao cinema, ou convites para passear para espairecer. É fantástico perceber que tenho todo este carinho das pessoas que me rodeiam, são situações e momentos que me deixam sem palavras.
Mas não vou ficar por aqui, tenho que ir mais além, por aqueles que me rodeiam. É fantástico todos os dias receber sms lindas, de apoio, de força, sms com elogios fantásticos que me deixam muitas vezes em lágrimas. Eu próprio tenho sms arquivadas desde à 6 anos. É fantástico em dia de consultas, o meu telefone tocar quase mais vezes que o do 1º ministro, com a quantidade de pessoas preocupadas por novidades.
É fantástico perceber que facilmente grande parte das actualizações do estado do meu facebook atingir por menos os 50 likes. É fantástico perceber a quantidade de pessoas que tenho a meu lado.
Mas não vou ficar por aqui, não me esqueço de nenhuma das constantes surpresas que me fazem, muitas delas em público. Onde muitas vezes me deixam em lágrimas. São tantas as vezes que me têm surpreendido que só me podem deixar orgulhoso. Não posso deixar de destacar a última, em que o meu irmão me ofereceu a possibilidade de concretizar um sonho.
Mas não vou ficar por aqui, por exemplo não tenho sido muito feliz com as raparigas, provavelmente a culpa é minha, mas não posso desmentir que sei da mesma forma o que é AMAR. Pois, esta é a única palavra para descrever muitos amigos que me rodeiam. Amo-os por tudo o que têm feito por mim. Melhor que amar essas pessoas que me rodeiam é perceber que é um amor correspondido, porque sei o esforço, dedicação e o amor que muitos familiares/ amigos têm por mim.
Este post tem um fundamento. Tem o fundamento, que na última consulta, houve pessoas a chamar-me de herói, guerreiro ou outras palavras. Quero aqui deixar claro, que eu posso ter muita força, mas não é uma força minha ... é a vossa força, a força de quem me rodeia e me levanta todos os dias, com carinho, amor, solidariedade. É tudo isto que me dá força. Assim é fácil lutar. Aliás, díficil seria desistir e desiludir toda esta multidão que me rodeia e acompanha. A todos vós um muito obrigado.

10 comentários:

  1. Sem palavras, mas com muitas lágrimas...Tu sabes o que sinto!!! És TUDO!!!Beijnhos muito grandes

    Gosto de ti

    Andreia Salvador

    ResponderEliminar
  2. ...depois de muito pensar a única ideia que me ocorreu foi...vou criar palavras novas para poder comentar a intensidade de tudo o que escreveste, para já só esta...ÚNICO! Beijo.
    Fátima Paulino

    ResponderEliminar
  3. Muito intenso e muito bom!! É uma alegria para mim ver o teu ânimo e vontade de viver. Um abraço glorioso

    ResponderEliminar
  4. És um ser humano especial e é por isso que cativas todos os que te rodeiam. Apesar das idas ao confessionário :P sabes que tens um lugar muito especial no meu coração. És sem dúvida uma referência para mim e para todos nós e sabes que estamos sempre contigo. Beijinho grande e lá te espero para uma visita :)

    ResponderEliminar
  5. :) continua.. mta força!
    beijinho*
    Fi

    ResponderEliminar
  6. Andreia Salvador muito obrigado pelas palavras e por favor solta as lágrimas ... não era esse o meu objectivo ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Fátima nada é único. É sim, um conjunto de pessoas extraordinário a meu lado que me torna assim.
    Eu, feliz, muito feliz, porque alguém um dia destes conseguiu que voltassemos a comunicar. Para mim um privilégio enorme.

    ResponderEliminar
  8. Primo intenso e bom? Isto é o meu blog, não é o site oficial do Benfica ... não mistures as coisas ;) Abraço

    ResponderEliminar
  9. Tanicha só tu para me recordares neste momento as idas ao confessionário! Como já disse anteriormente, especial é todo o carinho que recebo constantemente. Vocês todos, sim me fazem sentir especial.Digo com toda a sinceridade, que é uma honra e felicidade enorme ler todas estas palavras, vindas de uma pessoa que um dia aprendi a admirar como tu. Beijinho

    ResponderEliminar